quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Viver o bullying....


Boa tarde,










Hoje falamos de Bullying...

Como estamos a preparar o Workshop de sexta-feira, dia 28 (Bullying e Ciberbullying - Formas de Violência entre os Jovens – consultem a nossa página no Facebook: Mediamus Conflitos), gostaríamos de partilhar convosco o testemunho de uma vítima de bullying. Para reflectir….

 
Eu fui vítima de bullying…. Sim, eu fui vítima de bullying.
Hoje, 28 anos depois, já consigo dizer isto sem me arrepiar.

Naquele ano lectivo não fui só eu, fomos muitos….
Se os responsáveis da escola sabiam? Sim, sabiam, mas era normal… Coisas de crianças!!!

A última vez, lembro-me como se tivesse sido ontem. As férias do Natal estavam a chegar. O Sporting tinha ganho ao Benfica 7-1 (já foi há muito tempo realmente!!!). Na escola os alunos benfiquistas eram em maior número e eu, sportinguista, embora não ligasse nenhuma ao futebol, poucas vezes tinha a oportunidade de “gritar” pelo meu clube. Azar!!
Naquele dia não me fiquei… “Vivó Sporting, vivó Sporting….!”

Ainda hoje, quando, em grupo, me perguntam qual é o meu clube, falta-me o ar…. “Sporting” – digo-o quase em surdina, como se dali pudesse vir novamente aquela humilhação, as agressões físicas, os risos de quem via e nada fazia, os gritos… “bate, bate, bate…”
Ninguém me ajudou, ninguém me tirou dali para fora: nem os Colegas, nem os professores, nem os contínuos (no meu tempo era chamados assim!).

Ainda não sei como regressei a casa naquele dia. Era perto, mas naquele dia parecia estar tão longe!!
Foi a última vez, porque quando as férias acabaram, a vítima passou a ser outra, esqueceram-se de mim.

Isto aconteceu há 28 anos atrás. E hoje? Como será? Será muito diferente do que era naquela altura?
Hoje sabemos que também os agressores precisam de ajuda. Muitas vezes, humilhar, agredir, gozar, intimidar os outros são formas de eles próprios pedirem socorro.

E a escola? Como deve intervir nestas situações?

E a comunidade? Como pode ajudar?
Todos podemos fazer alguma coisa. Todos devemos fazer alguma coisa…

Dizem os “entendidos” nesta matéria que o bullying tem repercussões na vida adulta das vítimas. Sim, acredito que tenha, porque…. Ainda hoje tenho medo!

Sem comentários:

Enviar um comentário